top of page

Capadócia, Turquia

  • renatabarrosmsouto
  • 11 de mar. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 17 de mai. de 2022


A Capadócia é um agrupamento de pequenas cidades na região central da Turquia, conhecida como Anatólia e está a 700 quilômetros de Istambul.

O mais característico da região são as habitações cavadas em rochas. Algumas são subterrâneas, outras tem vários andares de altura. As rochas da região são feitas de uma combinação de minerais que permite que sejam escavadas facilmente e assim “buracos” foram feitos formando cavernas e dentro desses “buracos” muitas vezes foram ”entalhadas” mesas, “fogão”, igrejas, etc. Elas eram habitadas por nômades e religiosos até os anos 20 do século XX e é claro que não havia energia elétrica, aquecimento no inverno, nem nada que conhecemos da vida moderna. É possível visitar algumas das habitações originais. Fazer pelo menos um passeio guiado pelas casas escavadas é interessante para ter algumas explicações sobre detalhes que, sozinho, você dificilmente conseguiria observar ou entender. Uma curiosidade que só os fãs de Guerra nas Estrelas irão entender: lembra do lugar onde morava Luke Skywalker antes dele começar a treinar para ser Jedi? Pois foi filmado na Capadócia!




O que visitar:

Museu a céu aberto de Goreme

Era um monastério, com várias igrejas e os aposentos dos padres e freiras que moravam lá. É o ponto turístico mais famoso. Ao lado fica a antiga catedral. As construções são do século VII e as pinturas mais elaboradas são do século XI, uma pena que tenham sido depredadas e os rostos estão todos raspados.






Chaminés de Fadas

Este fenômeno natural foi causado pela erupção dos vulcões da montanha Erciyes há milhares de anos. A erosão provocada pelos ventos e pelas chuvas desgastou e arrastou para longe o solo vulcânico, deixando rochas capazes de resistir aos elementos. Estas pequenas rochas, duras e formadas por calhaus, mantiveram-se no topo das rochas mais macias, formando as "Chaminés das Fadas" que vemos hoje.


sorvete turco


Passeio de balão

Melhor do que a beleza quase espantosa da paisagem, única no mundo, só mesmo contemplá-la de cima de um balão! O ritual mais fascinante da Capadócia se repete a cada madrugada. Pontualmente às 5 horas, as vans passam pelos hotéis recolhendo os turistas que embarcarão em um dos 70 balões que levantam voo, em média, 300 dias por ano.

Poucos lugares do mundo oferecem condições climáticas tão propícias e regulares para o balonismo. E talvez nenhum outro ofereça um cenário mais mágico para isso.


Quando o sol começa a nascer, destacando o contorno das pedras em formatos absurdos em contraste com o céu azul, cada grupo vai tomando o seu rumo. Após o sinal para pular dentro da cesta e do o último passageiro entrar (éramos 20) o nosso "piloto" (um sulafricano gente boa) iniciou um breve treinamento para a posição de pouso e decolagem. Então tiramos os pés do chão e fomos imersos em uma outra realidade fantástica, onde tudo é silêncio, suavidade e beleza. Inesquecível!



começando a subida



Visita a fábrica de tapetes

Na Fábrica de tapetes que visitamos, conhecemos o trabalho social de treinar novas tecelãs, o processo de produção dos tapetes, a fabricação e tingimento da lã. Depois claro, te levam para uma sala, com vinho e raki (a bebida típica turca), com vendedores que falavam português, apresentando dezenas de modelos de tapetes. Lindos. E eles entregam no Brasil. Compramos com receio mas depois de alguns meses ele chegou direitinho em nossa casa.





Cidade subterrânea de Kaimakli

Uma cidade subterrânea, onde chegaram a viver 5.000 pessoas, que se escondiam para evitar os invasores. Um pouquinho claustrofóbico, mas muito interessante.






Comments


bottom of page