top of page

Cape Town, África do Sul

  • renatabarrosmsouto
  • 1 de mar. de 2021
  • 4 min de leitura

Cape Town é uma parada obrigatória para quem pensa em viajar para a África do Sul.

A cidade é maravilhosa, com uma beleza natural indescritível. Banhada pelos oceanos Atlântico e Índico, fica na ponta mais remota, próximo ao Cabo da Boa Esperança, e está entre os 10 destinos mais bonitos do mundo.



O que visitar:


Kirstenbosch (Jardim Botânico):

Considerado um dos maiores jardins botânicos do mundo, está localizado a aproximadamente 15 km do centro da cidade, na encosta leste da Table Mountain. No local são cultivadas mais de 7000 espécies, incluindo plantas raras e espécies de todas as regiões da África do Sul. Também é possível encontrar várias espécies de aves e pequenos mamíferos. O Kirstenbosch oferece passeios guiados, trilhas ecológicas, restaurantes e também uma casa de chá.





Table Moutain:

Logo que você chega a Cape Town, depara-se com a imponência dessa montanha. É possível vê- la de quase todos os pontos da cidade. Um planalto com aproximadamente 3 km de lado a lado e atingindo 1086 metros acima do nível do mar. Não foi a toa que a Table Mountain foi eleita uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno.


Para chegar ao topo você pode utilizar um bondinho (prepare-se para as filas) ou fazer a trilha a pé. É preciso ter um pouco de sorte para conseguir visitar a montanha, pois dependendo das condições climáticas o bondinho não funciona.






Praia de Camps Bay e Clifton

A primeira praia é uma das preferidas entre os turistas e também uma das mais concorridas da Cidade do Cabo, devido a sua beleza natural e opções de lazer, com vários restaurantes, bares e uma agitada vida noturna.





Victoria&Alfred Waterfront

É um grande complexo localizado junto à zona portuária de Cape Town, que reúne restaurantes, cafés, hotéis, condomínios residenciais, prédios comerciais, shopping center, marina, estaleiro, mercado de artesanatos, museus e áreas de lazer e entretenimento.

O shopping Victoria Wharf possui mais de 450 lojas. Do lado de fora do shopping, o playground faz muito sucesso com as crianças.





Waterfront Craft Market:

Uma feira de artesanato localizado no Waterfront, em um galpão bem próximo ao Aquário. É limpo, organizado e bem tranquilo. Vende todo tipo de artesanato e souvenir.



V&A Food Market:

Um espaço repleto de stands de restaurantes e outras guloseimas.





Two Oceans Aquarium:

Um grande Aquário com mais de 3 mil peixes recriando a vida dos oceanos Índico e Pacífico. Lá é possível encontrar tubarões, peixes, pinguins, tartarugas e dezenas de outras espécies.



Cabo da Boa Esperança (+ Kalk Bay e Boulders Beach)

Contratamos uma guia (com carro) para fazer este passeio de durou o dia todo. A caminho do Cabo da Boa Esperança paramos primeiramente em uma cidadezinha super charmosa chamada Kalk Bay que fica na escosta da praia, no entorno de uma pequena estaçāo de trem. É repleta de lojinhas charmosas, antiquários, brechós, sorveterias e um café lindo dentro de um antigo vagāo de trem.






Depois seguimos viagem e paramos para ver pinguins em Boulders Beach, uma pequena praia na costa leste ao sul da Península do Cabo, muito famosa por ser o local que os pinguins africanos escolheram para ser sua colônia reprodutiva. A observação dos pinguins pode ser feita na beira da praia de forma gratuita ou por uma passarela no meio da mata, com acesso pago.





Seguimos mais um pouco por uma estrada com um visual deslumbrante até a entrada do Table Mountain National Park, a reserva natural na qual o Cape Point se encontra. e é considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.

Este é o local primeiramente conhecido como “O Cabo das Tormentas”. De dia as montanhas serviam como um ponto de referência e marco para a navegação, mas durante as noites e os fortes nevoeiros, se tornava uma verdadeira ameaça aos navegadores com suas tempestades violentas e rochas perigosas, que causaram dezenas de naufrágios na região. Mais tarde, Vasco da Gama abriu uma nova rota comercial entre a Europa e a costa da África, Índia e Extremo Oriente. Assim o local passou a ser conhecido como o Cabo da Boa Esperança, por causa do grande otimismo gerado para o desenvolvimento do comércio na Europa com a abertura dessa nova rota marítima.


Fomos primeiramente almoçar no Restaurante Two Oceans localizado no alto da montanha, ao lado do estacionamento e da estação inferior do funicular. O preço é acessível, o atendimento é ok e a comida boa. O restaurante possui uma área aberta, bem na encosta da montanha, mas nesse dia como ventava muito, a parte externa estava fechada.


Em Cape Point há duas atrações principais a serem visitadas. A primeira delas é o farol, e para acessar a área em que ele se encontra no topo da montanha, você pode optar entre um funicular ou caminhar. A segunda atração é o local onde encontra-se a famosa placa do Cabo da Boa Esperança.


Mesmo quem sobe a montanha usando o funicular, ainda precisa subir vários lances de escada até chegar ao topo, no local onde se encontra o farol e de onde se tem a visão completa do ponto extremo da Península do Cabo. Lá também há placas indicando a distância do ponto às principais cidades do planeta. Há vários mirantes distribuídos ao longo das escadas, muitos deles praticamente a beira de abismos. Para onde quer que se olhe, a vista vai ser sempre maravilhosa. É bom lembrar que esta é uma região com ventos extremamente fortes.









Nosso retorno a Cape Town foi pela Chapman’s Peak Drive, uma estrada que passa ao redor das montanhas. Ao longo do caminho sinuoso e de faixas estreitas na encosta da montanha, há alguns mirantes para estacionar o carro e curtir o visual panorâmico lá do alto.


Restaurantes em Cape Town: Cape Town possui ótimos restaurantes das mais variadas especialidades. Não deixe de experimentar o Malva Pudding, um delicioso bolo caseiro de damasco que é banhado com creme de ovos e servido quentinho. E a carta de vinhos sempre tem ótimas opçōes.

The Africa Café: Nos foi indicado por um amigo e é daqueles que não podem ficar de fora do roteiro. Uma experiência completa: menu com 13 pratos africanos, música africana ao vivo e pintura típica.



Karibu:

Comida africana com um visual lindo da Table Mountain. Localizado no V&A Waterfront.



Gibson’s:

Uma hamburgueria com ambiente bem descolado. Também localizado no V&A Waterfront.



Hospedagem:

Nós ficamos hospedados no Hilton Cape Town City Centre. O hotel oferece shuttle a cada 10 minutos para o V&A Waterfront.

Comments


bottom of page