Explorando a área antiga de Dubai - Emirados Árabes Unidos
- renatabarrosmsouto
- 12 de jan. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 17 de mai. de 2022
Muito antes de se tornar uma cidade moderna com arranha-céus futuristas, Dubai era uma vila de pescadores que viviam nas margens do Creek, um canal por onde chegavam os produtos vindos dos países vizinhos, os quais eram comercializados nos souks. Portanto, para sentir a "alma" e conhecer a história de Dubai, uma visita a parte antiga da cidade é imprescindível.
Neste post vou compartilhar o que você não pode deixar de visitar por lá.
Sheikh Mohammed Centre for Cultural Understanding
Sob o tema "Open doors, open minds", a instituição tem o intuito de construir pontes entre diferentes culturas e ajudar os visitantes e expatriados a compreender as tradições e costumes da região. Os encontros, que acontecem em um edificio tradicional no distrito histórico de Al Fahidi, são sempre marcados pelo bom humor e pela informalidade. De maneira aberta, os voluntários do centro explicam um pouco sobre a história da região, sobre os hábitos e abrem espaço para perguntas.
Você pode combinar sua visita com uma refeição. Eu fui no café da manhã e super recomendo! Você poderá experimentar um tradicional desejum local, com comidas típicas.
Importante reservar sua visita com antecedência.

Arabian Tea House
Este é o local perfeito para você almoçar ou fazer um lanche. Com um jardim com lindas tendas brancas e comida emirati deliciosa, este restaurante costuma estar cheio. Mas vale a visita. O pão feito em forno de barro chega a mesa quentinho. Os chás também sao deliciosos.

Dubai Museum
Localizado no Forte Al Fahidi (de 1787), o Museu de Dubai é um passeio bem interessante para quem quer conhecer um pouquinho mais sobre a história da cidade. O acervo conta com réplicas de casas, embarcações, painéis multimídia e murais que contam a história da evolução da cidade, da descoberta do petróleo até a Dubai com suas mega construções futurísticas.
A visita ao museu é uma boa forma de começar um roteiro em Dubai, pois há toda uma contextualização histórica que nos permite entender como uma região que era apenas um grande deserto conseguiu se tornar uma das cidades mais modernas e desenvolvidas do mundo.





Dica: se você alugou um carro, ao lado do museu, há um pequeno bolsão de estacionamento controlado por parquímetro.
Passeie por Al Bastakiya
Caminhe pelo bairro, percorrendo ruelinhas estreitas em meio a casas construídas em pedra e madeira, para observar a arquitetura das edificações no estilo árabe.
Repare nas torres de vento. Elas são as torres mais altas das casas, construídas em formato retangular e com aberturas que permitem a entrada constante do vento, independente de qual sentido ele esteja soprando, canalizando o ar para dentro das construções. Algo essencial para aguentar os verões escaldantes, cujas temperaturas passam facilmente dos 45°C.



Atualmente, estas construções abrigam galerias de arte, lojas, cafés, restaurantes e pequenos hotéis.
Aproveite para conhecer o XVA Art Hotel que está localizado em uma casa original do início do século XIX. Ele é bem charmoso e possui uma galeria de arte, com obras de arte de designers e artistas locais. No hotel também tem um café, sendo uma ótima opão para uma parada estratégica para recuperar o folêgo antes de continuar a exploração pela Dubai antiga. Não deixe de experimentar o Mint lemon Tea, um refrescante chá gelado com limão e hortelã.
Dubai Coffee Museum
O Museu do Café é composto por dois pisos, onde no térreo são vendidos diferentes tipos do grão. Você também poderá cnhecer mais sobre os diferentes tipos de torrefação e fermentação. No segundo andar está um acervo de livros, fotos e objetos sobre a história do café.


Dubai Creek
O Creek é um canal que divide o centro de Dubai em duas partes, de um lado está Bur Dubai e do outro o distrito de Deira. Ele teve um papel importante na história da cidade, pois servia como rota para navios que movimentavam o comércio da região.
Embarque num tradicional “abra”, o barquinho de madeira e cruze o Creek. A travessia dura 10 minutos e é um passeio panorâmico e proporciona um ótimo visual da região central de Dubai, rendendo boas fotos.




Gold Souk
O Gold Souk, o Mercado de Ouro, é uma rua coberta, repleta de lojas que comercializam jóias, lanternas, roupas típicas e souvenir. É interessante ver as enormes jóias de ouro expostas nas vitrines. Prepare-se para a insistência dos vendedores.

Spice Souk
O mercado de Especiarias chama a atenção pelas cores e aromas. Você encontrará diversos tipos de temperos, corantes, tâmaras, pistache, frutas secas e vários tipos de souvenir.


Comments