Real Gabinete Português de Leitura, Rio de Janeiro
- renatabarrosmsouto
- 27 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de mai. de 2022

Caminhando pelas esburacadas ruas do centro do Rio de Janeiro, entre camelôs e edifícios não tão conservados, não é fácil imaginar que possa existir um lugar lindíssimo como o Real Gabinete Português de Leitura.
O edifício como tantos outros no centro do Rio, tem inspiração portuguesa, vestígios de quando a cidade foi a capital do Reino de Portugal, com transferência da corte portuguesa no Brasil para fugir de Napoleão, em 1808, com cerca de 15 mil pessoas.
Em 1837 um grupo de 43 imigrantes portugueses decidiu criar uma biblioteca para ampliação de conhecimentos de seus sócios e dar oportunidade aos portugueses residentes de rememorar, ilustrar e viver o espírito lusitano no Rio.
Em 10 de junho de 1880, o Imperador D. Pedro II colocou a pedra fundamental do edifício que foi inaugurado em 10 de setembro de 1887. Sua fachada foi inspirada no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, e foi feita com pedras trazidas de navio de Portugal para o Rio. Ela tem o estilo arquitetônico manuelino (estilo gótico português) e conta com 4 estátuas: Pedro Álvares Cabral, Luís de Camões, Infante Dom Henrique e Vasco da Gama.

Em 1900, o prédio foi aberto à visitação pública, tornando-se uma biblioteca e passou a ser frequentada por nomes que marcaram a literatura brasileira, como Machado de Assis e Olavo Bilac.
No Real Gabinete Português de Leitura foram realizadas as 5 primeiras sessões oficiais da Academia Brasileira de Letras, fundada por Machado de Assis.
O salão térreo é o único aberto ao público no espaço e impressiona seus visitantes.
Suas estantes, mesas e cadeiras são de madeira escura, primorosamente talhada, que contrastam com a enorme claraboia com vitrais coloridos, lindamente complementada por um candelabro espetacular.







A biblioteca reúne um acervo muito valioso de autores lusitanos, com cerca de 350 mil títulos, considerada a maior coleção de obras portuguesas fora de Portugal, contendo inclusive algumas obras do século XVI e outras bastante raras, como a Edição "prínceps" de " Os Lusíadas", de 1572, que pertenceu à "Companhia de Jesus".




Ao lado do Real Gabinete Português está uma pequena loja de souvenirs.
Informações importantes:
O Real Gabinete Português de Leitura fica na Rua Luís de Camões, 30 - no Centro do Rio de Janeiro.
Ele está aberto de segunda à sexta, das 10h à 16 horas* e a entrada é gratuita (em virtude da pandemia. Antes de ir, verifique o horário no site oficial do Gabinete www.realgabinete.com.br
Eu fui de carro e parei em um estacionamento privativo na Av. Passos.
Você também pode ir de metrô. A estação Uruguaiana fica próxima, a apenas 10 minutos de caminhada.
Comments