top of page

Veneza, Itália

  • renatabarrosmsouto
  • 26 de mar. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 17 de mai. de 2022


A primeira idéia que se tem de Veneza é a de uma cidade romântica, mas ela é muito mais do que isso. Sair para caminhar pela cidade, visitando as igrejas e palácios é de tirar o fôlego.

Caminhar sem rumo é uma delícia. Em toda a parte encontramos algo que nos encanta e nos leva a tirar mais uma fotografia.





Piazza San Marco

A Piazza San Marco resume tudo o que você leu, viu e ouviu sobre Veneza antes de chegar lá. A imensa praça, sempre lotada de turistas, artistas e pombos, é um enorme páteo rodeado pela Basílica de San Marco, o Campanile, a Torre do Relógio entre outras atrações. Foi descrita por Napoleão Bonaparte como a “mais elegante sala de estar da Europa”.





Campanile (campanário)

A vista do alto do Campanile é deslumbrante. É a construção mais alta de Veneza. A torre originalmente construída para servir de orientação às embarcações que se aproximavam da cidade, agora é o melhor ponto de observação da cidade.




Torre do Relógio

A Torre do Relógio, construída no final do século 15, exibe as fases da lua e os signos do zodíaco, representados em azul e dourado no grande relógio. Uma lenda conta que depois que os inventores do relógio terminaram a obra tiveram seus olhos arrancados para que não pudessem repetir tal projeto (mesma lenda sobre o Relógio de Praga). No alto está a figura do leão alado de San Marco, símbolo da cidade de Veneza.




Basílica de San Marco

Uma das mais exóticas catedrais da Europa, a Basílica de San Marco exibe uma surpreendente coleção de mosaicos, como "A Chegada do Corpo de San Marco", na fachada. Repare no painel com centenas de pedras preciosas que está no fundo do altar. Foram presentes dos navegadores que visitavam e faziam comércio na cidade.





Palazzo Ducale

O Palazzo Ducale foi residência dos governantes de Veneza, chamados de doges, no século 9. O corpo principal do palácio é todo feito em mármore.



Grand Canale

A melhor forma de percorrer o canal, que serpenteia pelo centro da cidade, é pegar um vaporetto. Os palácios vistos em suas margens contam a história da cidade. Quase todos levam o nome de alguma grande família veneziana do passado. O Ca´d´Oro possui ornamentos em ouro em sua fachada e pretendeu ser o mais esplendoroso do Canal.







Ponte do Suspiro

Essa Ponte liga o edifício do Palazzo Ducale ao da Nuova Prigioni (“Prisão Nova”), da qual é separado por um canal. Ao passar por ela era a última visão que se tinha de Veneza antes de irem à julgamento e morrer.




Rialto

Um dos locais mais famosos de Veneza, a Ponte Rialto oferece belas vistas do Grande Canal e serve de marco para o centro da cidade.




Comments


bottom of page