A Casa do Porco, São Paulo
- renatabarrosmsouto
- 17 de out. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 17 de mai. de 2022
Eleita pelo ranking The World’s 50 Best Restaurants como o 17º melhor restaurante do mundo, a Casa do Porco, do chef Jefferson Rueda, é uma experiência gastronômica imperdível no centro de São Paulo!
O Porco é o carro-chefe da casa. Do focinho ao rabo, todas as partes do animal são aproveitadas em receitas de inspiração caipira. Todo o processo produtivo é acompanhado pelo chef. Desde o produtor, passando pelo abate, até chegar à mesa. Muitos dos ingredientes vêm direto do sítio de Jefferson, em São José do Rio Pardo.
Pelos prêmios conquistados e o grande sucesso desde sua inauguração, o restaurante está sempre cheio e é bem comum encontrar fila na porta.
Nós fomos numa sexta-feira. Chegamos lá cedo, às 12h em ponto e não pegamos fila, mas nós sentamos na última mesa disponível. E depois de 5 minutos já se formava uma fila lá fora.
Nos finais de semana a fila é bem grande. O restaurante recomenda que você vá as 10:30/11h da manhã para colocar seu nome na lista. Mas eles têm uma forma que facilita um pouco...
Quando você chega e dá seu nome, eles pegam seu número de celular e mandam um SMS para você acompanhar a sua posição na fila em tempo real. Quando a sua mesa está liberada, eles ligam para saber se você ainda tem interesse em ir. Então, se você mora perto, pode colocar seu nome na lista e ir para casa. E se vocÇe mora mais longe, pode aproveitar para explorar alguns lugares no centro de São Paulo enquanto espera, como o Bar Dona Onça, tomar um coquetel no Fel, dar uma volta na livraria do Copan, etc.
Recentemente o restaurante começou a trabalhar com reservas. Verifique a disponibilidade
no site www.thefork.com.br
O ambiente é super moderno com paredes em concreto, instalações à mostra, cozinha aberta onde é possível ver a preparação dos pratos, e mesas compartilhadas, o que criou um ar descolado ao lugar.

Nós provamos o Menu Degustação “Da roça pro Centro” (R$165), composto por 11 etapas, que é uma associação do caminho que os insumos percorrem até chegar à mesa.
A apresentação dos pratos é arrebatadora. São 5 etapas: criar, plantar, colher, cozinhar e adoçar.
Destaque para o tartar de porco, a pancetta com goiabada e o sushi de papada de porco com tucupi.










Abaixo o cardápio completo do menu degustação:
Criar: fazer existir; * Curados da horta + caldo de presunto cru
Plantar: semear e afagar a terra * Tartar de porco * Maçã verde + maionese caipira + crocante * Codeguim * Sushi de papada + tucupi negro * Torresmo de pancetta + goiabada
Colher: os presentes da terra * Couve e flores + consome de pé de porco * Milanesa de porco + molho cítrico * Capeletti de porco assado + queijo Pedra Branca
Cozinhar: transformar o alimento através de um ato de amor
* Porco San Zé: porco caipira assado por de 6 a 8 horas + lingüiça caipira + tutu de feijão
Adoçar: ser feliz * Frutas da horta + mel de cacau + sorbet de limão * Sorvete de Pamonha*
*eu pedi para trocar o sorvete de pamonha que foi substituida pelo Romeu e Julieta onde o queijo fresco vem acompanhado de goiabada cascão, compotas de goiaba branca e vermelha e uma telha crocante de goiaba.
A CASA DO PORCO Rua Araújo, 124 – República Tel.: (11) 3258-2578 De segunda a Sábado: 12h – 23h | Domingos: 12h – 17h
www.acasadoporco.com.br Reservas pelo www.thefork.com.br
Comments