Como é se hospedar em um Ryokan em Kyoto, no Japão
- renatabarrosmsouto
- 6 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de mai. de 2022

Ryokan são pequenos hotéis localizados em prédios antigos do período Edo. Eles possuem decoração tradicional japonesa com bambu, biombos, tatames e mesas baixas. Também dispõem de jardins internos e a partir da porta de entrada, sapatos não são permitidos.
Se hospedar em um ryokan é uma ótima oportunidade de conhecer melhor a cultura milenar japonesa e certamente será uma experiência inesquecível.
Quanto custa se hospedar em um ryokan?
O preço da hospedagem é mais alto do que um hotel. A diária do “ryokan” é por pessoa e o valor varia de acordo com o número de hóspedes por quarto (2 a 5 pessoas), com preços que variam de U$150 para o padrão normal a U$500 para o padrão luxuoso.
É caro. No entanto, inclui café da manhã e jantar Kaiseki, uma refeição primorosa, preparado com ingredientes frescos da estação e servida lentamente em etapas.
Como é se hospedar em um ryokan?
O check-in é à partir das 15h (recomendo que o faça cedo para aproveitar ao máximo a hospedagem) e assim que você entra, a recepcionista solicitará que você deixe seus sapatos no armário localizada na porta de entrada. Na sequência ela te conduzirá até seu quarto.
Geralmente os quartos possuem 2 ambientes, separados por portas corrediças, além de um banheiro. Um dos dois ambientes é uma pequena sala onde você poderá deixar sua mala e é la que estão os kimonos que podem ser usados durante a estadia. O outro ambiente é maior, e possui uma mesa baixa e cadeiras japonesas. Este ambiente após o jantar será transformado em seu dormitório onde o “futon” será estendido no tatame e será retirado de manhã para a montagem da mesa para o café da manhã.


A funcionária do Ryokan te apresentará seu quarto e te explicará sobre toda esta programação. Ela também irá te dar detalhes sobre as instalações do ryokan e combinador os horários do jantar e do café-da-manhã.
Aproveite seu onsen. A temperatura da água é bem quente, mas o ritual como um todo é bem relaxante.

Normalmente o jantar é servido cedo (entre 17h30 e 19h30) e acontece dentro do quarto. A refeição é completa, sendo servida por ordem, da entrada até a sobremesa. Sempre feita com ingredientes muito frescos e em lindas apresentações. Peça pelo cardápio e não deixe de pedir um sakê para acompanhar.


Após o jantar, aproveite para dar um passeio enquanto a mesa do jantar dará lugar as camas, montadas em futons. Isso mesmo: dormimos no chao. O chão do quarto é todo de tatame. E foi bem confortavel.

No dia seguinte, o café da manhã será servido no quarto no horário previamente combinado.
O café da manhã pode ser ocidental (opção ecolhida para mim e para a minha filha) ou oriental (opção escolhida pelo Rodrigo).
Nós nos hospedamos no Ryokan Motonago e super recomendo! Ele tem uma excelente localização, bem próximo ao Templo Kiumizudera e ao Templo Kodai-ji, o qual visitamos a noite, após o jantar.
A região onde o Ryokan Motonago está é repleta de lojas de souvenirs, de comidas e alguns itens bem charmosos como louças japonesas, uma loja só de guarda-chuva, das mais diferentes estampas.
Ryokan Motonago
626 Maruyamachō, Higashiyama-ku,
Kyoto, Japão
Comments