Jericoacoara, Ceará
- renatabarrosmsouto
- 6 de out. de 2023
- 5 min de leitura

Jericoacoara é um dos destinos mais cobiçados para quem gosta de equilibrar descanso e diversão num cenário paradisíaco.
Jeri nasceu como uma simples vila de pescadores e, posteriormente, com o passar dos anos, tornou-se o lugar com alto potencial turístico que é hoje. O acesso foi bastante facilitado, com a construção do Aeroporto, e com isso, a ampliação da oferta de hospedagem e restaurantes.
Mas vale lembrar que o destino virou sensação entre os turistas nos últimos anos e portanto, se você não gosta de muvuca, evite feriados e férias escolares.

Quando ir:
A melhor época para visitar Jericoacoara é entre os meses de junho e dezembro, quando praticamente não chove. A temperatura é constante o ano inteiro, com mínimas de 25ºC e máximas entre 28ºC e 29ºC.
Quantos dias:
Fique pelo menos 4 dias.

Como chegar:
Desde 2017 opera na cidade de Cruz, a 30 km de Jeri, o Aeroporto de Jericoacoara (JJD). Esse aeroporto recebe voos da Azul, da Gol e da Latam. Chegando lá, você preciará pegar um transfer (privado ou compartilhado) e em torno de 40 minutos estará na vila. É a forma mais prática de chegar a Jericoacoara atualmente!
Há dois caminhos entre o aeroporto de Jericoacoara, em Cruz, e a vila de Jericoacoara:
Pela vila do Preá: 18 km de asfalto + 12 km de areia, pela beira-mar (40 minutos de percurso)
Via Jijoca: 16 km de asfalto + 18 km de areia, ao longo das dunas (1 hora de percurso)
Importante:
Não é possível circular com carro dentro de Jeri, os veículos devem ser deixados em um estacionamento nas redondezas da vila, e não é indicado fazer os passeios sem guia no parque nacional, portanto, ter um carro próprio não é tão útil.

Taxa de Turismo:
Todos os visitantes a Jericoacoara precisam pagar uma taxa de R$ 41,50 válida por 10 dias de permanência. Há um controle na entrada da vila, e o recibo será pedido pela sua pousada. Você também precisará apresentar o recibo quando sair e entrar da vila, nas ocasiões em que for fazer um passeio.
Você poderá pagar esta taxa online antecipadamente através do site da Prefeitura de Jijoca.
(é bem fácil!)

Onde se hospedar:
As pousadas e hotéis são as formas de hospedagem predominantes em Jericoacoara. Têm ofertas para satisfazer a todos os gostos e bolsos. Basta ter em mente, antes de fazer a reserva, qual é o objetivo principal da viagem.
As opções de hospedagem podem variar bastante entre a simplicidade nativa - sem deixar de ser charmosa - e os espaços luxuosos, com piscina privativa, bem instagramáveis. Vai depender muito da experiência que o visitante deseja ter e o quanto considera investir.
Dicas:
Se seu objetivo for ficar mais tranquilo, recomendo não ficar próximo ao forró ou a praia da Vila, já que são áreas movimentada e ainda tem os sons das festas que adentram a madrugada.
E não esquece de ler os reviews de outros hóspedes antes de reservar!
Algumas sugestões:
Quando você reserva seu hotel clicando nos links aqui do meu post, eu recebo uma pequena comissão do site. Isso ajuda (e incentiva) a manter um blog completo e sempre atualizado. E o melhor, você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :)

O que fazer em Jericoacoara:
Pedra Furada
Cartão postal de Jericoacoara, a Pedra Furada é uma atração bastante procurada pelos turistas. A pedra com uma fenda no meio fica na beira do mar, e em um determinado período do ano (em julho), o pôr do sol ocorre “dentro” da pedra. A dica é ir andando de Jeri (cerca de 30 minutos de caminhada) até a Pedra furada pelo mar no período de maré baixa – a caminhada é bonita, com praias pouco movimentadas e pedras diferentes. Com maré alta, é necessário fazer a trilha sobre o Morro Serrote. Aí a dificuldade já aumenta.
Praias
Praia da Vila
A praia da Vila é conhecida como a principal praia do vilarejo. Sua orla é toda estruturada para servir bem os banhistas. Na beira mar você pode se instalar nas espreguiçadeiras por um valor fixo. Há algumas barraquinhas ambulantes vendendo bebidas e alguns aperitivos.
Outra opção é você escolher um beach club ou hotel beira mar. A maioria deles oferece "day-use", ou seja, por um valor consumível, você poderá usar a infra-estrutura do hotel. Eu recomendo o Blue Residence Hotel, que tem mesas e espreguiçadeiras em uma área reservada, sob as árvores, ótimo serviço e um cardápio com bastante opções de aperitivos e comidas.
Praia do Preá
Nova queridinha da região, a Praia do Preá tem uma faixa extensa e é excelente para quem quer praticar kitesurf. Com a alta procura pelos praticantes do esporte - incluindo muitos estrangeiros - vários hotéis e pousadas foram recém inaugurados. Aos poucos, estão chegando também restaurantes.
Barrinha de Baixo
A Barrinha de Baixo fica no município de Acaraú, a 22km da Vila de Jericoacoara e a 10 km da Praia do Preá. Fica lá o restaurante que tem fama de servir o melhor polvo da região, o Komaki, em uma praia cheia de barquinhos de pescador, com mar calmo e clarinho.
Assistir ao Por do Sol
Seja na Duna do Por do sol, sentado na praia ou em um beach club, o por do sol em Jeri é um espetáculo. Escolha seu lugar e curta o momento.


Lagoa do Paraíso
Outra alternativa para aproveitar o dia com tranquilidade são as praias de água doce.
A Lagoa do Paraíso possui águas cristalinas, com alguns estabelecimentos em sua extensão, entre eles o The Alchymist.
Este "beach club" possui diferentes áreas com preços de ingressos distintos.
As áreas com ingresso mais acessíveis - e que ficam mais cheias - são as mesas na areia ou dentro de uma das 2 grandes áreas cobertas.
O espaço ainda dispõe de outros 3 tipos de decks com espreguiçadeiras ou lounges com serviço exclusivo. Opções mais caras como cabanas privativas e um deck em formato de coração somente para adultos, com apresentação de um dj.


O The Alchymist possui um parque aquático inflável com acesso ilimitado e que é garantia de muita diversão para crianças e adultos.

Dica:
Para quem quer curtir a lagoa de verdade (e fazer valer o valor do ingresso), recomendo passar todo o dia todo no local. Você pode optar por contratar um transfer através do seu hotel (privado ou compartilhado) para te levar e buscar no The Alchymist ou ainda pode visitar a lagoa através de um dos passeios pelo litoral leste, mas neste caso a permanência na lagoa é por um tempo bem mais restrito.
Passeio de buggy para o litoral leste
Este tour faz um trajeto que passa pela Árvore da Preguiça, uma árvore com galhos “deitados” devido aos ventos fortes de Jericoacoara. Na sequência você visitará as Lagoas do Amâncio, que ficam cheias em época de chuva, pelo Buraco Azul, Lagoa Azul, Lagoa do Paraíso, onde também inclui The Alchymist Beach Club.
Passeio de buggy para o litoral oeste
Este tour faz um trajeto que passa pela Lagoa de Tatajuba, que possui alguns restaurantes simples com mesas e cadeiras na água, além de um toboágua na duna.
Centrinho
No centro da Vila é onde se concentram a maior parte das hospedagens, como também os restaurantes, bares e lojas. E é a noite que ferve.
Por lá você encontrará farmácias, mini mercados - aproveite para comprar castanha de caju - e muitas lojas fofas.

Onde comer:
Naturalmente
O restaurante especializados em crepes de massa finíssima, tem um ambiente charmoso e descontraído.
Endereço: Na praia da Vila, esquina com a Rua Principal.
Bistrô Caiçara
O restaurante serve pratos das cozinhas brasileira, mediterrânea e internacional, em um terraço.
Endereço: Rua Principal, 16, piso superior da loja Meia Lua.
Na casa Dela
Um charmosíssimo restaurante que combina na decoração móveis antigos com o chão de areia e luz de velas. Na nossa visita provamos um delicioso polvo, um risoto de camarão e um fetuccine com frutos do mar.
Gelato e Grano:
Uma sorveteria com muitas opções de sabores que variam a cada dia, incluindo opções sem lactose.
Endereço: na frente da Praça Principal.
Comments