Parque da Água Branca, São Paulo
- renatabarrosmsouto
- 20 de fev. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 17 de mai. de 2022
Criado em 1929, o Parque Doutor Fernando Costa, conhecido como Parque da Água Branca, fica na Zona Oeste de São Paulo e é um dos parques mais antigos da cidade. Ele foi tombado em 1966 pelo Condephaat como patrimônio cultural, histórico, arquitetônico, turístico, tecnológico e paisagístico do estado de São Paulo.
O Parque da Água Branca tem jeito de fazenda, com galinhas e pintinhos soltos por suas ruelas e é uma ótima opção de passeio, especialmente com crianças. O parque é um paraíso para quem quer se sentir fora da cidade sem sair dela e busca um pouco do gostinho do campo.

Estacionamento:
O Parque da Água Branca tem estacionamento com entrada pela portaria da Rua Dona Ana Pimentel. O preço para veículos é de R$5,50 por até 2h e R$10,00 por 12h.
Informações importantes:
É proibida a entrada de animais domésticos. Também não é permitida a utilização de skates, patins, patinetes e bicicletas dentro do parque.
O que ver:
Passear pelas alamedas do Parque da Água Branca nos dá a sensação de visitar uma fazenda. Isso por que é possível, ao longo de suas trilhas, cruzar com inúmeras galinhas, patos, gansos, pavões e outros bichos que vivem soltos por lá. As crianças ficam encantadas com a quantidade de pintinhos e patinhos que cruzam a todo instante o caminho.
O Parque da Água Branca abriga cerca de 190 espécies de flora, oito de peixes e mais de 40 aves catalogadas em estudos.


O fato de não ter tráfego de bicicletas beneficia a caminhada, principalmente para as crianças.
Trilha do Pau Brasil
A trilha do Pau Brasil é um espaço para observação de espécies da Mata Atlântica. Nela você poderá observar inúmeras espécies de árvores, que têm seu nome escrito em pequenas plaquinhas de identificação.

Pergolado
Os pergolados são estruturas altas em formato de arcos na cor amarela que dão mais charme e beleza a vegetação do parque. Ao lado está o Bambuzal que é muito utilizado para meditação e prática de tai chi chuan.
Ambos redem belas fotos.

Lago
O Parque possui um lago com carpas, tartarugas e patos que vive cercado de crianças.

Passarela
Um caminho de passarela em madeira corta uma densa mata e é um caminho bem agradável de ser feito.


Fonte com carpas
Próximo a entrada principal do parque está a fonte que possui carpas e é bem bonita de ser admirada.



Playground
O parquinho possui vários tipos de brinquedos e fica bem cheio nas tardes de fim de semana.



Cavalos e Arena Hípica
Há estábulos em duas áreas, uma pertence a uma escola de equitação adaptada para pessoas com deficiências físicas , e o outro à Cavalaria da Polícia Militar (PM), ali ficam potros que são amansados e treinados para depois entrarem em ação no policiamento. E também os cavalos acrobáticos da polícia. Tanto a PM quanto a escola utilizam uma arena para treinos.
Os cavalos podem ser vistos nas baias e treinando na arena. se você der sorte de estar lá na hora da alimentação deles, as crianças podem dar folhas de verduras aos cavalos e elas adoram poder vê-los de pertinho.




Espaço Leitura
Para aqueles que gostam de ler, tem o Espaço de Leitura. No local são disponibilizados livros para consulta local, como: literatura brasileira, literatura estrangeira, literatura infanto-juvenil, poesia, artes, revistas e outras publicações. No momento o espaço não está funcionando em virtude da pandemia. Mas os sábados costumava ter oficinas culturais, apresentações teatrais e circenses, e aos domingos, contação de histórias.



Trenzinho
Um colorido trenzinho faz um passeio pelo parque e diverte as crianças. A venda do ingresso e ponto de partida do trenzinho é ao lado dos quisques de pipoca e agua de coco, perto das baias dos cavalos.

Parque de Diversões
Escondido em um canto do parque está um pequeno parque de diversões permanente.
* O parque ainda conta com um aquário e o Museu de Geologia, ambos fechados temporariamente em virtude da Pandemia.
Feira Orgânica
As terças e sábados há uma feira orgânica, que funciona até as 12h. Nela diversas bancas vendem produtos orgânicos de ótima qualidade.

Alimentação:
O parque conta com diversos estabelecimentos e barracas em que se pode consumir alimentos rápidos, como pipoca, cachorro quente, água de coco e sorvete. Também há espaço para piqueniques.
Nos mesmos dias em que ocorre a feira de orgânicos, um famoso e concorrido café da manhã com produtos livres de agrotóxicos, funciona bem na frente do galpão da feira. Ele possui mesas em meio às arvores que frequentemente são visitadas pelo casal de pavões.
Na frente do café também funciona uma barraca de sucos naturais.


Parque da Água Branca Avenida Francisco Matarazzo, 455 Barra Funda – São Paulo Funcionamento: de segunda a segunda, das 6 às 20h
Comments