Sri Lanka
- renatabarrosmsouto
- 2 de mar. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 18 de mai. de 2022
O Sri Lanka é um país que mescla fortes traços da sua gigante vizinha Índia (porém de religião budista e não hinduísta) com traços de seus colonizadores europeus (o país é independente desde 1948 apenas).
Possui belezas naturais muito diversificadas: mar e coqueiros; estradas que cortam a floresta tropical, jardins de especiarias; cachoeiras, colinas cobertas de plantações de chá e montanhas. Tem um povo simpático e hospitaleiro. Existem no país inúmeros templos coloridos, sobretudo budistas, construídos em nome de uma filosofia que salienta a importância do amor, da compaixão, da gentileza e da tolerância.
O país é pequeno mas as viagens são mais longas do que você pensaria. Um bom tempo é gasto para se locomover. As estradas são estreitas, de māo dupla, na māo inglesa e repleta de motos, tuk-tuks, pessoas e cachorros. Pra mim, este é o ponto fraco do país.
*tivemos por toda a viagem um guia/motorista, o que super recomendo. Ainda mais viajando com criança.
O que visitar: Kandy
É considerada a capital cultural do Sri Lanka e lar do Templo da Relíquia do Dente Sagrado, onde acredita-se que está guardado um dente de Buda. Devido à sua localização entre as montanhas, o clima em Kandy é mais ameno se comparado ao restante do país.
Templo da Relíquia do Dente Sagrado
Acredita-se que dentro deste templo está um dos poucos restos mortais do Buda. Diz a lenda que o dente foi surrupiado da pira funerária do Buda e com a instabilidade no norte da Índia, budistas levaram a preciosidade para o Sri Lanka e lá sobreviveu como a maior relíquia budista do país. Apesar de ninguém poder de fato ver o dente, tudo que o envolve é magnífico: portas de madeira trabalhadas, entalhes pintados de ouro, estátuas de marfim, ornamentos e bandeiras coloridas marcam a suntuosidade do lugar. Mas prepare-se para encontrar uma multidāo. O templo foi eleito Patrimônio da Humaninada pela UNESCO.







Jardim Botânico
É provavelmente o jardim mais popular do Sri Lanka. Ele recebe cerca de 2 milhões de visitantes todos os anos.
São mais de 4.000 espécies de plantas. Destaque para o viveiro de orquídeas, para as gigantescas árvores, o caminho de palmeiras e para os milhares de morcegos que enchem as árvores, e que de longe parecem até frutos.













Ceylon Tea Museum
Neste museu você terá oportunidade de conhecer mais sobre o maquinário utilizado nas fábricas de chá.


Spice garden
O Sri Lanka também é reconhecido por suas especiarias. E uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre elas é visitando um jardim de especiarias. Um guia passeará com você pelo jardim mostrando plantas e especiarias da região, te oferecendo algumas para serem cheiradas ou provadas. Tem cravo, canela, gengibre, capim limão, chili, curry, entre outras. A maioria destes jardim de especiarias não só as vendem, mas também as utilizam pra fazer produtos naturais e ayurvédicos que você pode comprar na loja do próprio jardim.
Show de dança Folclórica
Daçarinos em roupas muito coloridas fazem coreografias que retratam história do pais e imitam passos de animais como pavão, tigre, etc. As danças são apresentadas conjuntamente com uma demonstração de pirotecnia: engolidores de fogo, gente andando em brasa, etc.



Pinawalla Elephant Orphanage:
Neste orfanato não só elefantes órfãos são cuidados, mas também aqueles vítimas das minas que ficaram com problemas de locomoção. O orfanato começou com 7 elefantes em 1975, hoje tem quase 100. Além de vê-los tomando mamadeira de leite, você poderá alimentá-los com frutas. Mas certamente, a melhor parte é vê-los seguindo em fila, cruzando a vila a caminho do rio (que fica próximo ao Orfanato) para um divertido banho.




Hospedagem:
Ficamos hospedados no Theva Residence que tem uma vista linda das montanhas da região.


Ella
O trajeto entre Kandy e Ella, um percurso de 160 km, passa pelas paisagens mais cênicas do país, entre montanhas, plantações de chá e vilarejos locais. O local, que atraí muitos viajantes (principalmente os mochileiros) , pois é reconhecido como um destino de natureza. Possui belas cachoeiras e trilhas.
Este trajeto também é muito famoso quando feito por trem, em uma viagem que dura aproximadamente 6 horas.

Nuwara Eliya
Conhecida como Little England (Pequena Inglaterra), é uma região montanhosa, centro produtor de chá do país, onde dizem que sai um dos melhores chá do mundo. O clima é mais frio e arejado, bastante verde, com muitas montanhas e quedas d`água, inclusive a maior montanha da Sri Lanka fica lá, a Pidurutalagala, com 2.524 metros de altura.



Visita a uma Fábrica de Chá
O Sri Lanka é um grande produtor de chá, ficando atrás apenas de seus gigantes vizinhos: a Índia e a China. Visitar as plantações e as fábricas de chá faz parte do roteiro de quem visita esta região. Programa interessante para saber mais sobre o processo. Nós visitamos a Blue Field Tea.





Gregory Lake
O Gregory Lake é um lago localizado bem no centro da cidade. Por lá você encontra opções de passeios de barco, jetski, pedalinho e uma área para fazer um piquenique em dias de sol.
Horton Plains National Park
Neste parque você poderá fazer um trekking com direito a incriveis paisagens.










Hospedagem
Nós nos hospedamos no The Grand Hotel que é um charme. Com a temperatura bem amena e o delicioso clima de montanha, teve até fondue!



Yala O país abriga um parque nacional, o Yala National Park, onde são oferecidos os safáris.
Foi nosso primeiro safári e valeu a pena! Vimos elefantes, aves, búfalos, javalis, crocodilos, antílopes. Encontramos uma família de elefantes que estavam brincando com a água e ficamos encantados, admirando a familia.
No final do passeio, você pode ver a praia do parque que foi totalmente destruída, causando muitas mortes no tsunami de 2004.





















Hospedagem
Ficamos hospedados apenas 1 noite no Laya Safari, o que foi uma pena porque o hotel é muito legal, com bangalos lindos com vista para a praia. E a localizaçāo também é perfeita já que ele está a 5 minutos do Parque.






Comentários