Taipei, Taiwan
- renatabarrosmsouto
- 2 de jul. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 17 de mai. de 2022
Taipei é a capital e maior cidade de Taiwan. Diferente de Hong Kong e Macau, que são regiões administrativas especiais da China, Taiwan se considera um país independente. Mesmo que muitos países, não reconheçam tal soberania. Taipei é movimentada, vibrante, cheia de tradições e com muitas comidas a serem experimentadas. Certamente, ela é uma das capitais asiáticas mais interessantes.
O que visitar:
Liberty Square
Na Praça da Liberdade você encontra o Teatro Nacional, a Ópera Nacional e também o Memorial Nacional Chiang Kai-Shek, um monumento em homenagem ao antigo presidente chinês, cuja estátua fica virada para Pequim, pois ele pretendia voltar um dia a China continental.
O complexo foi criado em 1980, quatro anos após o falecimento do presidente Chiang Kai-Shek.
A imensa estátua de bronze é do tamanho do respeito que os taiwaneses possuem até hoje pelo nacionalista, que sempre defendeu a soberania da ilha. Uma curiosa troca de guardas é realizada de hora em hora e vale a pena acompanhar.







National Palace Museum
O Museu do Palácio Nacional foi aberto ao público em 1965 e é dedicado a contar a história da China Imperial. Ele tem uma coleção de mais de 700 mil peças, a maioria veio da Cidade Proibida de Pequim. Dizem que as melhores peças da China vieram para cá, fugindo dos comunistas que tomariam o poder após a guerra civil chinesa.
Para quem gosta de arte chinesa e porcelana, é um prato cheio.







Taipei 101
Construída em 2004, a Taipei 101 foi o prédio mais alto do mundo por quase seis anos e atualmente está na 10ª posição dos prédios mais altos da atualidade. Ela possui a forma de um bambu, refletindo os ensinamentos da cultura chinesa.
A torre, que tem 101 andares, possui um deck de observação que fica à 382 metros de altura, no andar 89.


Elephant Mountain
A Montanha Xiangshan também é chamada de Montanha do Elefante fica bem próxima do centro de Taipei está sempre cheia de turistas e locais. É que dela se tem uma ótima vista da Torre Taipei 101. O pôr do sol visto de lá é muito bonito.
A trilha para chegar lá em cima é bem sinalizada e em cerca de 20 minutos você chegará lá.





Ciyou Temple
Construído em 1753, o Templo Ciyou é dedicado à divindade Mazu com a cara negra. Ele é ricamente adornado e fica ao lado do Mercado noturno Raohe.

Longshan Temple
O belissimo templo budista foi construído em 1738 na Dinastia Qing e é todo decorado com estátuas de deuses chineses.

Hsing Tien Temple
Este templo budista é dedicado a Guan Yu, o deus patrono dos homens de negócios. Esculturas de dragões aparecem com destaque no design deste templo.



228 Peace Memorial Park
O parque foi criado em 1908 e é dedicado à memória de mais de 10.000 pessoas que foram mortas no dia 28 de fevereiro de 1947 em uma rebelião contra o governo chinês que assumiu o poder em Taiwan depois da segunda guerra mundial.


Mercados Noturnos
Os mercados de comida de Taiwan são famosos (dizem ser os melhores da Ásia) e fazem parte da cultura local. Taiwan é mundialmente conhecida pela qualidade e variedade de sua comida de rua. É impossível visitar Taipei sem experimentar algumas iguarias típicas. E os mercados noturnos são ótimos lugares para experimentar comida local.
Shilin
É um dos maiores e o mais popular, com uma parte interna e outra externa, onde é possível encontrar de tudo. O mercado funciona há mais de 100 anos, e começou como um mercado de peixe que funcionava durante o dia. O mercado de Shilin se transformou ao longo dos anos e se tornou em um dos principais pontos turísticos de Taipei.


Raohe
O mercado noturno de Raohe oferece uma infinidade de comida com preços bem baratos.









Huaxi
O mercado noturno Huaxi também é conhecido como a “Rua das Cobras” pois nele está localizado um restaurante onde o prato principal é a cobra. É o mercado noturno mais exótico.



O que e onde comer em Taipei:
Din Tai Fung
O famoso restaurante taiwanês com filiais em vários países, tem como marca registrada, as filas para comer nele. E isso vale para todas suas filiais, em outros paises também. Na foto abaixo, a fila é no dia da minha visita, as 10h da manhã.
Sua deliciosa comida, atrai uma multidão. Seus famosos “dumplings” são preparados com perfeição. Aliás não deixe de observar a equipe na cozinha (suas unidades sempre tem a cozinha a mostra), cortando, pesando, abrindo, recheando e fechando a massa. Na mesa, você escolhe o que vai comer e anota na comanda. Os dumplings são cozidos no vapor e chegam a sua mesa, fumegando dentro das cestas de bambu.
Não deixe de provar a "Oriental salad", o "xiao long bao" (dumpling de porco), o dumpling em molho picante, e o "fried rice with pork chop", os favoritos da nossa família.
Eles têm 7 restaurantes em Taipei. Nossa visita foi na unidade #1 da rede.







Mercado Shilin
Não deixe de comer no Addiction Aquatic Development, um restaurante de frutos de mar localizado dentro do Shilin Market. Garantia de peixe fresco.
Pedi vários pratos, em pequenas porções, incluindo king crab e Otoro (barriga do atum). É um restaurante grande com vários ambientes. Imperdível.










Sweet Potato Ball
Você encontra essas bolinhas de batata doce em vários lugares da cidade. Não é tão doce como a maioria dos doces orientais. Vale experimentar mas vá na porção menor, pois dá aquela ´enchida´.


Taiwan Pork Pepper Bun (Hugiao Bing)
Dizem que você só encontra no Raohe Night Market, mas nas minhas andanças por Taipei encontrei em outros lugares, em barraquinhas na rua. E achei muito mais gostoso que o do Night Market. Recomendo.


Onion Pie
Outra comida tradicional de Taiwan. Bem gostosa. E tem que gostar de cebola.

Comments