Óbidos, Portugal
- renatabarrosmsouto
- 19 de jan. de 2024
- 3 min de leitura

Localizada a apenas 80km de distancia de Lisboa, a vila medieval de Óbidos merece ser incluída em seu roteiro de viagem por Portugal.
Considerada uma das 7 maravilhas de Portugal, Óbidos é pitoresca e bem preservada, repleta de cantinhos charmosos para serem explorados. Devido à sua herança histórica e a programação cultural da cidade, Óbidos ganhou o título de Cidade Criativa da Literatura pela UNESCO.
Confira minhas dicas!

Como chegar:
Você pode fazer um bate e volta a partir de Lisboa ou ainda, combinar sua visita com a cidade de Nazaré, cidade famosa pelas ondas gigantes.
Você pode ir a Óbidos de carro ou ônibus. O trecho pode ser percorrido em uma hora por rodovias duplicadas. Basta seguir pela estrada A8 seguindo até Leiria. Na saída 15, você já conseguirá ver as muralhas da cidade e deve seguir por essa via até o ponto permitido para estacionamento.

Quanto tempo ficar:
A vila é fácil de ser explorada a pé e algumas horas já são suficientes para conhecê-la.

História de Óbidos:
Fundada em 1195, Óbidos é uma das vilas medievais mais bem preservadas de Portugal. Construída pelos mouros no século VIII, ela foi conquistada pelos cristãos em 1148, durante a Reconquista Portuguesa.
A vila medieval foi dada de presente de casamento por D. Dinis à esposa Isabel durante as núpcias ali passadas e assim passou por cerca de cinco séculos sendo parte do dote de todas as rainhas portuguesas.

O que ver: confira o que você não pode perder na cidade.
Porta da Vila
Este pórtico marca a entrada à cidade murada e nele está uma capela, revestida de azulejos azuis do século 18, dedicada à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Piedade.

Rua Direita
É a rua principal da vila, que liga a Porta da Vila ao Castelo de Óbidos na outra extremidade. É nela que estão as principais lojinhas de artesanato e restaurantes, instalados em casas pintadas de branco, azul e amarelo e, com jardineiras de flores coloridas.
Não deixe de visitar a Loja Mercearia D´Óbidos que tem lindas cerâmicas e ótimos itens de presentes.
Explore também as travessas. São vários cantinhos charmosos que rendem belas fotos.




Muralha
Andar pela muralha é parte obrigatória da visita à Óbidos. É de lá de cima que sem tem uma vista panorâmica linda e ter uma pela visão da vila medieval. É possível subir na muralha por 3 pontos: um logo na entrada, ao lado da Porta da Vila, e os outros dois nas laterais do Castelo.






Livraria de Santiago
Não deixe de visitar a livraria localizada dentro da Igreja de São Tiago (de 1186). Ali, há livros espalhados por todos os cantos, inclusive no altar. Minha visita à Óbidos ocorreu durante a realização da Feira Literária que a cidade sedia anualmente. Ela estava toda movimentada, com diversos eventos.

Provar Licor de Ginja
Ginja é um licor típico de Óbidos, feito de cereja portuguesa, que pode ser servido em um copinho de chocolate. Você precisa experimentar.

Castelo de Óbidos
Ao final da vila, no topo da cidade está o Castelo de Óbidos (século XIV). Hoje a edificação é considerada uma das 7 Maravilhas de Portugal e está completamente restaurada.
Atualmente, o Castelo abriga um hotel e infelizmente não está aberto a visitação para não hóspedes.

Onde comer:
Restaurante O Conquistador:
Este restaurante serve pratos da cozinha tradicional portuguesa, com um serviço atencioso. Provamos os bolinhos de bacalhau, o Coelho à Caçadora e o Arroz de Polvo. Tudo muito bom.


Loja de Chocolates Bombokas:
Esta loja vende uma grande diversidade de chocolates e doces portugueses. Vale a visita.
תגובות