Aeroporto de Singapura
- renatabarrosmsouto
- 15 de jun. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 17 de mai. de 2022
O Changi Airport em Singapura ostenta mais de 250 prêmios como o melhor aeroporto do mundo, desde que foi inaugurado em 1981. Ele possui 4 terminais, com capacidade para atender até 85 milhões de passageiros anualmente. Está entre os 20 aeroportos que recebem mais tráfego de passageiros, e é um importante hub para quem visita o Sudeste Asiático.

O Aeroporto, como Singapura, é muito arborizado. Ele possui diversos jardins, esculturas de flores e plantas, decoração temática sazonal com flores e áreas verdes, como o Jardim Encantado (Terminal 2), o Water Lily Garden (Terminal 1) e o Orchid Garden (Terminal 2).
Para quem gosta de arte, todos os 4 terminais do aeroporto possuem diversas esculturas, painéis e pinturas. Algumas possuem movimentos e são encantadoras. Outras são homenagens à cidade e desenvolvidas por artistas locais.
Se você se encantou pela cultura Peranakan ou se não teve a oportunidade de conhecer mais sobre ela durante sua visita à Singapura, no Terminal 4 a Peranakan Gallery tem exposições sobre a cultura e o patrimônio da comunidade Peranakan.

Para quem gosta de compras, o aeroporto possuialém do Duty Free, um mix lojas que vão desde lojas de souvenirs, chocolates, brinquedos e livrarias, até grandes marcas internacionais como Gucci, Tory Burch, Hermes, LV, entre outras e as fast-fashion como H&M e Zara.
Enquanto espera seu vôo, você pode se divertir em uma das diversas opções de entretenimento (muitas gratuítas) que o Aeroporto oferece. São elas:
- Borboletário: localizado no Terminal 3, ele exibe diversas espécies de borboletas, que voam livremente em um ambiente com bastante vegetação e até uma cachoeira.

- Jardim de girassóis: em uma área externa, no Terminal 2, este lindo jardim repleto de girassóis merece ser visitado. Ele tem vista para a pista e ém um bom lugar para quem gosta de ver os aviões decolando.

- Cactus Garden: neste jardim é possível apreciar mais de 100 espécies de cactos e plantas áridas. Ele está localizado na cobertura do Terminal 1.
- Cinema: com uma sala no Terminal 2 e outra no Terminal 3, elas exibem filmes gratuitamente, com funcionamento 24h por dia.
- Entertainment Deck: neste área do Terminal 2 você encontrará totens comPlayStations com diversas opções de jogos, uma sala com Xbox para jogar diferentes esportes com a utilização de movimentos corporais e ativação de voz.
Mas se sua conexão/ tempo de espera for realmente longo, você pode relaxar em uma piscina (externa) ou descansar em um quarto, no Aerotel Airport Transit Hotel, localizado no Terminal 1. O acesso à piscina tem um custo fixo, exceto para os hóspedes do hotel que possuem acesso gratuíto.
Se você estiver viajando com crianças, o aeroporto possui fraldários bem espaçosos e equipados, e playgrounds para distrair a garotada enquanto esperam para embarcar (verifique no concierge onde ele está localizado no seu Terminal). No Terminal 3 (antes do embarque) está o The Slide, um escorregador em um tubo metálico com 12 metros de altura. Para escorregar, as crianças precisam ter mais de 1,30m de altura. O ticket de acesso deve ser retirado no balcão de Informações localizado no Piso 1, mediante recibo de compras no valor mínimo de S$10.
Ótimo para distraí-los e dar "aquela canseira" neles e torcer para que durmam mais no vôo! rs

O aeroporto possui wifi de alta qualidade, disponibilizado gratuitamente. Também possui áreas destinadas à recarda de celular e aparelhos eletrônicos, e confortáveis lounges.
Outro diferencial são os diversos bebedouros, inclusive dentro das salas de embarque, para que você possa reabastecer sua garrafa.
Em 2019 o Aeroporto ganhou um complexo de entretenimento e varejo, chamado Jewel, que interliga 3 dos 4 terminais do aeroporto. Ele possui mais de 300 restaurantes e lojas , um hotel, diversas salas de cinema e áreas recreativas, como a Manulife Sky Nets & Bounce e Canopy Park, com redes suspensas para escalada e saltos, escorregadores e trilhas em meio a jardins lúdicos.
Dentre as opções de alimentação estão a loja % Arabica, especializada em cafés, a Lady M, famosa por sua torta de muitas camadas de crepe, a melhor sorveteria de Singapura, a Birds of Paradise, que possui sabores inspirados na natureza (meu favorito é o de morango com manjericão - foto) em cones com erva-doce na elaboração do waffer. Os descolados Burger&Lobster, Tapas Club e Privé oferecem comida internacional. O hamburger do Shake Shack causou filas gigantescas em sua inauguração. Nada melhor do que se despedir de Singapura em um dos dois restaurantes ícones da cidade, no Dim Tai Fung ou no Jumbo.

Mas sua principal atração é mesmo o Rain Vortex, a maior cachoeira interna do mundo, localizada bem no centro do complexo e rodeada por muito verde. Ela possui 40 metros de altura e durante a noite, a cada hora, suas paredes circulares de água recebem a projeção de um show de luz e som. Para dar ainda mais uma sensação futurística, um monorail chamado Skytrain, passa bem ao lado da queda d´´agua. É ele que faz a conexão entre os terminais. Cada terminal tem duas estações, e o trem passa em intervalos de 1 a 3 minutos. É muito conveniente para quem vai fazer conexões entre companhias aéreas diferentes, ou para quem quer passear pelo aeroporto enquanto espera o vôo.
A área verde ao redor do Rain Vortex é chamada de Shiseido Garden que abrange 5 andares com 900 árvores e muitos arbustos.


Comentários