top of page

Explorando a Chinatown de Singapura

  • renatabarrosmsouto
  • 29 de abr. de 2021
  • 4 min de leitura

Atualizado: 17 de mai. de 2022

Neste post vou compartilhar com você o que visitar em Chinatown. Além dos pontos turísticos, vou dividir com vocês algumas dicas de lojas interessantes por lá, que descobri nos 3 anos que morei em Singapura.


Chinatown é um bairro étnico que oferece uma excelente oportunidade de observar as misturas culturais e étnicas que são a marca registrada de Singapura e ao mesmo tempo visitar o legado vivo da população chinesa, uma das etnias que formam a espinha dorsal da história do país.


Para curtir este bairro que reflete muito da história e cultura da comunidade chinesa que predomina em Singapura, é bom estar de cabeça aberta e atento pra absorver todos os detalhes. E ir sem pressa.


Foto: De Malas Prontas


O que visitar:


Pagoda Street

Inicie sua visita por esta rua (tem uma das saídas do metrô que sai diretamente nela). Nela tem uma grande concentração de lojas que vendem os mais diversos tipos de souvenirs e também o Chinatown Heritage Centre, uma parada cultural para aqueles interessados em conhecer mais sobre a história da presença chinesa em Singapura.

Olhe acima das lojas e observe as “shophouses” que mesclam elementos de vários estilos de arquitetura e muita cor.

No início do dia, a rua é bem tranquila, mas com o passar das horas, ela vai se enchendo de locais e turistas.


a Pagoda Street, enfeitada para o Ano Novo chinês Foto: De Malas Prontas

Sri Mariamman Temple

Este templo hindu no coração do bairro chinês, tem a fachada mais significativa de Singapura e sua localização não poderia ser mais apropriada para mostrar como as diferentes religiões convivem pacificamente na cidade.

Ele foi construído em 1827, mas já foi modificado e a forma atual é de 1862. Rituais acontecem com frequência no templo. Para entrar é necessário tirar os sapatos.


Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
cerimônia no interior do templo Foto: De Malas Prontas


Seguindo pela mesma rua, na próxima quadra você verá uma loja de produtos medicinais chinesa. Na vitrine tem chifres, ossos, ninhos e raízes. Na calçada, são colocados sobre a mesa, polvos, lagartos e outras iguarias secas.


Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas


Na próxima esquina, olhe à sua direita. Esta rua coberta chamada Food Street, como o nome diz, é dedicada à comida. Ela é repleta de restaurantes. Bem no começo dela, está a loja Kele. É aqui que você deve experimentar as premiadas pineapples tartes, o doce tradicional chinês. Os biscoitos também são deliciosos. Meu favorito é o biscoito em formato de flor de cerejeira, que parece uma mistura de sequilho com biscoito amanteigado. Uma delicia para acompanhar um café ou chá.


Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas


Fique de olho nas Street Art pelas ruas da Chinatown. Bonitos painéis feitos por artistas locais enfeitam algumas ruas por ali.



Buddha Tooth Relic Temple

A estrela de Chinatown! O templo encontra-se no coração do bairro e foi construído (em 2007) especificamente para abrigar o que seus fiéis crêem ser uma relíquia de Buda em forma de dente.

O templo é muito bonito e ricamente decorado. Repare nas milhares de estátuas de buda nas paredes. Cada uma representa um doador que contribuiu para o templo a ser mantido. Em alguns horários você poderá assistir os monges entoando os cantigos.

No segundo andar estão as estátuas de cera dos monges. Elas são tão realistas que até parece que eles foram embalsamados.

É no quarto andar que está o dente do Buda. A relíquia está guardada em uma estupa (construção budista) feita com 320 quilos de ouro doados por devotos. Você precisará tirar os sapatos para entrar nesta sala, fotos não são permitidas e também é necessário ficar em silêncio, já que aqui terão pessoas meditando e fazendo suas orações.

Não deixe de visitar o bonito jardim no rooftop. É la que está a roda da sorte.


Foto De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
o Jardim no rooftop Foto: De Malas Prontas

Informação importante:

A entrada é grátis. Como de costume em templos budistas, não é permitida a entrada com ombros e pernas expostas. O Templo disponibiliza pashiminas na entrada para que você possa se cobrir, se necessário.




Não deixe de visitar a barraquinha Good Luck Kiosk, da artesã Cindy. Ela fica na rua lateral do templo (Sago Street) e vende os mais lindos pendentes chineses. Eles são compostos por um medalhão de pedra com um símbolo chinês. Pergunte o significado à artesã. Tem pendente que simboliza a união familiar, saúde, sucesso, dinheiro, etc. Na cultura chinesa eles são colocados na entrada da casa para atrair boas energias. O tessel é feito ali mesmo pela artesã e você pode escolher dentre muitas opções de cores. Um item de decoração com memória de viagem.


Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas


Visite a loja Orchid Chopsticks. Aqui são vendidos os mais lindos sets de chopsticks. Tem dos mais simples, estampados, coloridos, divetidos, para crianças, até os mais sofisticados, feitos em diferentes materiais como o marfim, madrepérola, cerâmica, etc. Uma ótima lembrança que você poderá usar e se lembrar da viagem quando pedir um japonês em casa.



Não deixe de passar na Bee Cheng Hiang.

A especialidade que deu fama a marca é a bakkwa, um tipo de carne que se parece a uma carne seca ou o beef jerky americano e é que preparada na grelha e que leva muitas especiarias, açúcar, sal e shoyu.

Na loja é possível ver como ela é preparada e ainda degustar amostras colocados em cima dos balcões. Experimente, nem que seja para ter sua própria opinião sobre a iguaria que faz tanto sucesso por lá.



Se você quiser almoçar em Chinatown, existem muitas opções de restaurantes com mesas espalhadas pelas calçadas, em ruas onde não passam carros, ou dentro das shophouses.

Se você quiser conhecer um “hawker center” (food courte típico de Singapura), eu recomendo por ali o Maxwell Food Centre, um dos mais famosos da cidade. Nele você poderá provar as principais especialidades culinárias de Singapura, incluindo comida chinesa, indiana, malaia e Indonésia. É um lugar simples e muito frequentado pelos locais.


Foto: www.singapore-guide


コメント


bottom of page