Kampong Gelam (Malay e Arab Quarter), Singapura
- renatabarrosmsouto
- 13 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de mai. de 2022
Os bairros étnicos em Singapura são imperdíveis de serem explorados. É como se você estivesse visitando um novo país, só que dentro da mesma cidade. Em cada bairro, novas cores, novos traços e novos aromas.

Singapura nasceu como um posto comercial da Companhia Britânica das Índias Orientais em 1819. Desde então, começou a receber povos de diferentes nacionalidades que ajudaram a moldar a sua a população. Eles são em sua grande maioria chineses, malaios, indianos, árabes e europeus.
Sir Stamford Raffles, foi o responsável pela fundação de Singapura, e também pela divisão das etnias em distintas áreas da cidade, através da política britânica de segregação étnica, ocorrida quando Singapura ainda era colônia.
O Kampong Gelam é o bairro étnico malaio e árabe que desenvolveu no entorno da Masjid Sultan (a Mesquita do Sultão) e ficou delimitado pelas ruas Victoria Street, Arab Street, Beach Road e a Jalan Sultan. Nele se encontra o coração da Singapura muçulmana.
Hoje em dia, ele é habitado por pessoas de origem principalmente malaia, descendentes dos primeirios mercadores que trouxeram seus produtos para a ilha.
O que visitar no bairro:
Sultan Mosque (Mesquita)
Sua cúpula dourada pode ser avistada de quase todo o bairro. Foi construída inicialmente em 1824 e um século depois foi substituída pela construção atual.





Bussorah Street
A Bussorah Street é uma rua de circulação exclusiva para pedestres, que possui diversos casarões antigos e coloridos. Eles abrigam lojas, cafés, casas de chá e restaurantes com culinária turca, libanesa, marroquina e de diversos lugares do mundo árabe.





Arab Street
Esta rua reserva muitas lojas onde você encontrará ótimas opções de itens como tapetes, tecidos, perfumes, lamparinas e outros artigos de decoração, etc.
Dica: Não deixe de visitar a Dilip Textiles no número 74 da Arab Street. Nela você encontra lindas toalhas de mesa em block print, uma técnica indiana de pintura do tecido com carimbo. (isso mesmo: toalhas indianas no bairro árabe! rs)
Haji Lane
A rua mais animada do bairro. É uma rua estreita, repleta de casas coloniais onde lojas descoladas, muitas de designs locais, cafés, bares e restaurantes charmosos dividem espaço com murais coloridos e muita street art.







Comments