top of page

Little India, Singapura

  • renatabarrosmsouto
  • 14 de nov. de 2021
  • 4 min de leitura

Atualizado: 17 de mai. de 2022



Singapura nasceu como um posto comercial da Companhia Britânica das Índias Orientais em 1819. Desde então, começou a receber povos de diferentes nacionalidades que ajudaram a moldar a sua a população. Eles são em sua grande maioria chineses, malaios, indianos, árabes e europeus.

Sir Stamford Raffles, foi o responsável pela fundação de Singapura, e também pela divisão das etnias em distintas áreas da cidade, através da política britânica de segregação étnica, ocorrida quando Singapura ainda era colônia.



o bairro decorado para o festival indiano Deepavali Foto: De Malas Prontas

A Little Índia é um dos bairros étnicos de Singapura, e como o nome diz tem forte influência indiana, facilmente reconhecíveis por uma série de elementos culturais desta etnia.

Embora hoje, os indianos estejam por toda a cidade e não mais segregados em apenas um lugar como no passado colonial, o bairro de Little India é sem dúvida, o lugar onde mais se vê indianos e elementos desta cultura aqui em Singapura.

Os indianos são o terceiro maior grupo étnico vivendo em Singapura.



O que ver e visitar em Little India:


Uma caminhada pela Serangoon Road, a principal rua do bairro, te dará a oportunidade de ver uma centena de indianos em trajes típicos circulando entre as lojas e os mercados locais. Você verá lojas com saris coloridos na porta, joalherias e música indiana. Não deixe de caminhar pelas ruas e becos movimentados do bairro, onde você encontrará bancas de oferendas feitas com flores em formato de cordões, incensos e muitos quadros e estátuas de divindades.



Templos:

Os templos hinduístas costumam ser dedicados a uma ou mais divindades religiosas e são ricos em imagens e santuários, tornando a visita muito interessante.


Sri Veeramakaliamman

Esse templo foi construído em 1881 pelos primeiros indianos e é dedicado à deusa hindu Kali, encarnação de Shakti, esposa do Deus Shiva. O templo passou por várias obras de reconstrução e ampliação, e é um importante ponto turístico da cidade. Dentro é possível encontrar diversas imagens de Kali com sua guirlanda de crânios, de momentos carinhosos com seus filhos Ganesha e Murugan e em um momento de fúria arrancando as entranhas de suas vítimas.


Não deixe de assistir a um dos rituais que se realizam no templo.


Foto: De Malas Prontas

Foto: De Malas Prontas

Foto: De Malas Prontas


Templo Shree Lakshminarayan

O Shree Lakshminarayan foi construído a partir da compra de várias residências e lojas de um edifício no bairro Little Índia. Denominado como um santuário de valores espirituais de Sanatan Darm e da tradição védica hindu, ele não é usado pela comunidade indiana apenas para adoração religiosa, mas também para encontros sociais.



Templo Sri Srinivasa Perumal

O templo Sri Srinivasa Perumal está localizado em uma das extremidades da área turística de Little India e na sua principal avenida, a Serangoon Road.

Construído em 1855 é dedicado a Vishnu e é aonde o festival de Thaipusan começa (veja sobre este Festival mais abaixo). Possui um gopuram (torre) de cerca de 20 metros, adornado com várias das encarnações de Vishnu e um grande pátio interno.


Foto: De Malas Prontas

Foto: De Malas Prontas



Festivais:

Em Singapura acontecem anualmente dois grandes festivais indianos. São eles:


Deepavali ou Diwali

O Deepavali é conhecido como o Festival das Luzes e ocorre em Outubro. Mas cerca de um mês antes do festival começar, toda a Seragoon Road é enfeitada com luzes. O bairro fica bastante cheio, mas vale a pena visitá-lo.

Pelo bairro você encontrará dezenas de indianas fazendo pinturas de henna. Muito interessante observar a técnica e a arte destas belas pinturas.


a Serangon Road enfeitada para o Deepavali Foto: De Malas Prontas

pintura de henna nas ruas Foto: De Malas Prontas


Thaipusam

O Thaipusam é um festival hindu de penitência ou ação de graças que é precedido por um período de oração e jejum, com o objetivo de purificar a alma. Os devotos caminham descalços ao longo de uma rota de 5 quilômetros, muitos deles carregando uma pesada estrutura de aço, conhecida como kavadi, que geralmente é enganchada na pelo do penitente. As bochechas e línguas dos devotos também são espetadas por pedaços de metal afiados. Eles fazem o percurso entoando cantigos em lembrança de Shiva, que usava sua para desviar demônios.

Muito impressionante de assistir.




Para compras:


Mustafá Centre

O Mustafa Centre é uma grande loja de departamentos que vende de tudo um pouco, desde produtos indianos clássicos, passando por produtos de higiene pessoal, farmácia oriental, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, roupas esportivas, sapatos e jóias de ouro.

Não deixe de visitar a seção de souvenirs que possui uma grande variedade de opções e com ótimos preços.

O Mustafá fica aberto as 24 horas do dia. Mas evite visitá-lo nos finais de semana e principalmente durantes os festivais indianos, quando eles estarão lotados.


Tekka Market

O Tekka Market é um complexo multi-uso que serve de mercado de secos e molhados e principalmente produtos hortifruti-grangeiros. Além disso é um Hawker Center, uma espécie de praça de alimentação bem típica de Singapura, e ainda possui várias lojas, de produtos de origem indiana, como saris e outros trajes típicos.



Restaurantes:


Banana Leaf Apolo

O Restaurante é o mais famoso do bairro. Seu prato mais famoso Fish Head Curry (curry de cabeça de peixe) e seu ambiente é simples e familiar.

Meu prato favorito é o delicioso Butter chicken com Naan bread que chega á mesa quentinho. O Chicken Tikka Masala também é uma ótima pedida. Bem interessante comer sobre uma folha de bananeira.

Endereço: 56 Race Course Road


Foto: De Malas Prontas


Mustard

Este restaurante é especializado em cozinha bengali e punjabi. Ele possui um ambiente simples, mas aconchegante. Destaque para o apimentado camarão com côco e o carneiro refogado.

Endereço: 32 Race Course Road



Muthu´s Curry

Restaurante indiano conhecido pelo seu Fish Head Curry (curry de cabeça de peixe) e pela comida do Sul da Índia servidos em um ambiente moderno (algo mais raro dentro da Little India).

Endereço: 138 Race Course Road




Comments


bottom of page